Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Tudo indica que tenho 7 anos

Ora viva, maltinha fixe! Tudo bem?

Ah, desculpem! Estão por aí... Não vos tinha visto - mas olá para vocês também. Ora muito bem, pelo que consegui apurar, vocês acharam particular graça (que raios é que se passa convosco, afinal?) ao texto sobre os menores de idade. Pelo menos a maioria diz que sim. Por isso pensei em tratar mais um assunto que vem a propósito desse mesmo tema. Os meus pais são uns seres difíceis de agradar e de compreender - isto não é novidade para ninguém. Mas há dias em que não há quem ature, fogo. Uma coisa que nunca percebi foi isto:

- Bem, vou-me deitar... 
- E já foste à casa-de-banho fazer chichi, Joana?

Espera lá... Acabaram de perguntar a uma adolescente de 17 anos se já foi fazer chichi antes de ir para a cama? Não. Não pode. Devo ser eu que estou meia baralhada. Às tantas enganei-me. No passado dia 5 de outubro devo ter feito não 17 anos, mas sim 7. Deve ser isso. Sim, porque não é normal fazerem este tipo de interrogações retóricas a uma jovem da minha idade, não é? E o pior é que isto não fica por aqui:

- Sim, mãe... Já fui fazer chichi. Até amanhã.
- Já? Mas não ouvi puxar água!

Ok. Agora andam a controlar o som do autoclismo durante as minhas idas à casa-de-banho? Vivo numa casa de anormais, essa é que é essa. Está tudo maluco! Agora até tenho de fazer chichi de porta aberta, queres ver. Só mesmo para as minhas entidades parentais se certificarem que eu fiz o meu chichizinho antes de ir para a caminha.

- Mãe! Deixa-me ir dormir... Depois queixas-te que eu me deito "tarde e mal"! Não admira!
- Vai lá para a cama... Mas espera! Lavaste os dentes?

Parem. Lá. Com. Essa. MERDA.

- Simmmmmm! E agora? Vais-me perguntar se deitei creme nos calos e se lavei as mãos três vezes com água morna?
- Joana, não sejas insolente!

Dafuq is that? Sei lá o que é um "insolente"... É um bolo? Oh! Oh! É um pudim? Não? Um tipo de gelado? Pronto, desisto!

- Ok, mãe. Agora posso ir dormir ou não?
- Mas como é que lavaste os dentes se ainda está lá a pasta que pus à hora de almoço?!

Porra! Uma pessoa envelhece para isto? Só para ganhar cabelos brancos e rugas e tal? É que... pensei que isto me fosse trazer um mínimo de regalias. É que nem posso ir à casa-de-banho descansada, caneco. Enfim, que remédio. Lá vou eu ter de ir lavar os dentes. Outra vez.

- Pronto, mãe. Olha só os meus dentinhos limpinhos e o meu hálito cheiroso...! Agora que já estou em modo Aquafresh, posso ir dormir ou há mais alguma coisa que desejes tratar?
- Posso saber porque é que deixaste a luz da casa-de-banho ligada? Joana! Nós estamos em crise! Já cortaram nos subsídios e continuam a fazer cortes no ordenado...

E blá blá blá. Mesma conversa de sempre. E pronto: lá vou eu, pela milésima vez, ter de voltar à casa-de-banho. Por este andar, vou ter que montar lá tenda. Sim, porque tantas deslocações até lá são um gasto de energia desnecessário. Mais vale mudar-me para lá de vez!

- Até amanhã, mãe.
- Ah, Joana! Espera.
- O QUIÉ?!
- Fecha mais um bocadinho a janela do teu quarto. Senão amanhã acordas a fungar, para não variar.

Eu tenho rinite alérgica (e crónica)! A culpa não é da janela! Mas qual é a cena da minha mãe?!

- Ok, mãe. TCHAU!
- Vá, até amanhã. AH! E vê se não ligas a televisão! Ontem fui à casa-de-banho, e eram 4 da manhã ainda estavas com a televisão ligada!
- Simmmmmm! FUI!

E dito isto, fecho a porta do quarto violentamente, só mesmo para me afirmar. E dar uma conclusão à conversa, claro.

- JOANA! TU VÊ LÁ COMO É QUE FECHAS ESSA MERDA!
- Desculpa, mãe! Foi o vento... Ainda não tinha fechado a janela, como tinhas dito...!

A minha própria piada mata-me. Permita-me que me ria um bocadinho: ahahaha! Pronto, já está bom. E é isto. Depois ainda oiço o habitual resmungar dos meus pais a dizer que "ah, ela de há uns tempos para cá anda com umas coisas..." e "está na idade da parva!" ou "já estou farta das faltas de respeito dela" e ainda "ela não ouve ninguém! pensa que já se manda mas não manda nada!" e afins. Nada a que já não me tenha habituado.

Por hoje é tudo, caros leitores. Peço desculpa pela minha ausência, mas não tenho andado muito por estas bandas. Prometo que vou passar a ser mais assídua, tá?

Beijinhos às crianças.

2 comentários:

  1. Cada vez mais acho que são os nossos pais que passam pela dita idade da parva :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não... Idade da parva é para "meninos". Isto é a menopausa e a andropausa a darem sinais de vida. Há que compreender os velhotes. Eu dou-lhes um desconto.

      Eliminar